quinta-feira, 30 de maio de 2013

Adrenalina

Oque é
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético neurotransmissor, derivado da modificação do aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. A presença no organismo se dá através de um sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção como, por exemplo: descida em montanha russa, salto de paraquedas, esportes radicais em geral.



Quando é liberada
Quando em momentos de "stress", as supra renais secretam quantidades abundantes deste hormônio.

Efeitos
Prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração (aumento dos batimentos cardíacos), eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros, suor, vasoconstrição, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros. 

O aumento dos batimentos cardíacos faz com que o sangue seja bobeado mais rapidamente, esse efeito só ocorre por que os vasos se contraem ficando mais finos (vasoconstrição), acelerando a circulação sanguínea. O problema é que, se alguma artéria que leva sangue ao coração estiver um pouco entupida, o estreitamento agravará o quadro: o sangue não circula e então ocorre a morte de um conjunto de células por falta de oxigênio, mais conhecido como infarto.
Thamires Vitória - 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário