quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como funciona o corpo dos atletas


O consumo máximo de oxigênio determina a capacidade aeróbia do jogador, isto é, sua capacidade de absorver, transportar e utilizar o oxigênio do ar usado nas reações bioquímicas necessárias para gerar a energia requerida durante a atividade física. Essa capacidade corresponde a uma via metabólica específica e esses mecanismos se tornam mais eficientes quando se praticam atividades de baixa intensidade e longa duração. Já a capacidade anaeróbia corresponde a mecanismos que se tornam mais eficientes quando se praticam atividades de alta intensidade e curta duração. O treinamento de resistência anaeróbia exige a produção de força quase máxima em trabalho de curta duração, suprida pelo sistema ATP-CP (trifosfato de adenosina - fosfocreatina) e pela degradação anaeróbia do glicogênio muscular.

O futebolista utiliza muito mais a respiração anaeróbia que a aeróbia durante as partidas, uma vez que percorre várias (cerca de 60 ou 70) vezes pequenas distâncias em alta velocidade, seguidas de descanso (os chamados “tiros”). 

As ações que o corpo realiza modificam o metabolismo e acionam uma série de órgãos e sistemas, com destaque para os sistemas cardiorrespiratório e endócrino, e para os músculos inferiores como os músculos da coxa e perna, dentre os quais o quadríceps (vasto lateral, vasto medial, reto femoral, vasto intermédio), os flexores do joelho (semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral) e, na perna, o gastrocnêmico, o sóleo e o tibial anterior.

Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. “Freqüentemente, o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a essa informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atua na coordenação e regulação das funções corporais. Os principais hormônios que sofrem alterações em resposta ao exercício são: adrenalina, glucagon, GH (somatotrofina, ou hormônio do crescimento), ACTH (adrenocorticotrófico), cortisol e endorfina, vasopressina, aldosterona, que aumentam.
Thamires Vitória - 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário