quinta-feira, 30 de maio de 2013

Efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias

A Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina no Esporte, de 2003, classificou o doping como “qualquer substância ilícita utilizada a fim de aumentar o desempenho atlético, e que cuja utilização, de acordo com Agência Mundial Antidoping (Wada) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), caracterizem infração de códigos éticos e disciplinares, podendo ocasionar sanção aos atletas, bem como aos seus técnicos, médicos e dirigentes”.
E segundo a diretriz as substancias proibidas são divididas em:


Estimulantes
São substâncias que apresentam um efeito direto sobre o sistema nervoso central, já que aumentam a estimulação do sistema cardíaco e do metabolismo, também conseguem os efeitos da adrenalina como o aumento da excitação e ainda podem aumentar a capacidade de tolerância ao esforço físico e diminuir o limiar de dor. 

Os principais esportes onde encontramos atletas que usam destas substâncias são o basquetebol, o ciclismo, o voleibol e o futebol.

Estas substâncias podem provocar efeitos secundários prejudiciais ao organismo como a falta de apetite, a hipertensão arterial, palpitações e arritmias cardíacas, alucinações e diminuição da sensação de fadiga.


Narcóticos
São substâncias representados pela morfina, petidina e substâncias análogas. Derivados do ópio e que atuam no sistema nervoso central diminuindo a sensação de dor, utilizados por atletas, principalmente em esportes de bastante resistência. Este efeito que pode ser prejudicial aos atletas, pois a ausência ou diminuição da sensação dolorosa pode levar a que um atleta menospreze uma lesão potencialmente perigosa, levando ao seu agravamento alem da perda de equilíbrio e coordenação, náuseas e vômitos, insônia e depressão, diminuição da frequência cardíaca e ritmo respiratório e diminuição da capacidade de concentração.


Agentes Anabolizantes
São compostos derivados de um hormônio masculino, a testosterona. No organismo estes compostos entram em contato com as células do tecido muscular e agem aumentando o tamanho dos músculos. 

Quando tomados em doses altas os anabolizantes aumentam o metabolismo basal, o número de hemáceas e a capacidade respiratória provocando uma redução na taxa de gordura corporal. As pessoas ganham força, potência e maior tolerância ao exercício físico, os anabolizantes destacam-se em atletas como halterofilistas, lutadores de artes marciais entre outros.

O uso inadequado de anabolizantes pode causar sérios prejuízos a saúde, tais como o aumento da agressividade, comportamento anti-social, alterações permanentes das cordas vocais em mulheres (a voz fica mais grave), aumento do músculo cardíaco e uma possível consequência de infartos em jovens, aumento da produção da enzima transaminase, atrofia dos testículos e dor no saco escrotal, ginecomastia (crescimento das mamas nos homens), esterilidade feminina e masculina, crescimento excessivo de pêlos nas mulheres, aumento na massa muscular pelo depósito de proteínas nas fibras musculares, redução do bom colesterol (HDL) e aumento do mau colesterol (LDL), aumento do número de hemáceas jovens e diminuição dos glóbulos brancos, hipertensão arterial etc.


Diuréticos
São drogas que aumentam a formação e a excreção da urina. Os principais exemplos de diuréticos que encontramos disseminados no esporte são o triantereno e a furosemida, sendo que estas substâncias são utilizadas por atletas esportivos em decorrência de dois fatores que podem provocar: perda de peso (reduz rapidamente a massa corporal de atletas participantes de esportes onde há categorias de pesos) e mascaramento de doping (eliminanando mais rapidamente eventuais substâncias dopantes).


Hormônios Peptídicos e Análogos
São substâncias que atuam no organismo de modo a acelerar o crescimento corporal e diminuir a sensação de dor. 

A gonadotrofina coriônica humana proporciona o aumento do volume e potência dos músculos.

Hormônio do crescimento proporciona o aumento significativo de vários tecidos e entre estes está o tecido muscular sendo por esse motivo que atrai os atletas de força e velocidade pode produzir alguns efeitos colaterais prejudiciais ao organismo como a acromegalia, alteração no formato da face, alterações na voz, etc.

Hormônio adrenocorticotrófico recupera tecidual, por esse motivo é utilizado por atletas praticantes de atividades intensas cuja recuperação precisa ser acelerada, porém, se usado por períodos prolongados pode provocar enfraquecimento muscular acentuado alem de insônia, a hipertensão arterial etc.

Hormônio eritropoetina promove consumo de oxigênio aumentado e, consequentemente, capacidade de exercer uma intensidade de esforço maior se utilizando do metabolismo aeróbio para a produção de energia.. Mais usada por ciclistas, triatletas, maratonistas e outros esportes de resistência.


Suplemento alimentar

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.


Cafeína
Auxilia na lipólise e pouparia glicogênio muscular. Mas os resultados foram contraditórios e apesar de ser também um forte estimulante, a cafeína é um diurético, aumentando a perda líquida em atividade, um fator indesejável. 

A quantidade de cafeína para ter um efeito significativo como estimulante é muito grande e seria considerada doping.


Carnitina
Atua como transportadora de lipídios intracelulares e pensou-se que o uso poderia facilitar a utilização de AGL circulantes. Mas os estudos mostraram que esse tipo de suplementação não traz melhorias ao rendimento e que na verdade o que pode acelerar o processo é uma aceleração do funcionamento enzimático intracelular, o que só ocorre com o treinamento.


Aminoácidos isolados
O consumo de aminoácidos isolados como suplemento iniciou com a suplementação de pessoas doentes e os defensores desta prática para atletas alegam que poderiam estimular a secreção de hormônio do crescimento, mas isso não foi provado. Há indicações de que estes aminoácidos poderiam influenciar a absorção de outros aminoácidos, causar falha renal e lesões teciduais. 


Beta-hidroxi metil butirato
Quando associado ao treino de força parece induzir aumentos na massa magra e na força, no entanto a quantidade dos estudos e as populações estudadas não permitem fazer qualquer tipo de prescrição confiável.


Glutamina
É o aminoácido mais comum em nosso plasma e é muito queimado em exercício. É fonte energética para as células do sistema imunológico e as quedas da glutamina baixam a resistência contra infecções oportunistas, um dos motivos para gripes e resfriados próximos à competições ou treinos fortes. A glutamina não pode ser suplementada eficientemente porque as células intestinais são altas consumidoras de glutamina e não permitem que ela passe para o sangue.


Creatina
A capacidade máxima do sistema anaeróbico em produzir energia é regulada pela degradação do fosfato de creatina e dura em média 10 segundos. A concentração de fosfato de creatina intramuscular é importante para a realização de exercício anaeróbico, intermitente ou de apenas um esforço único que dure no máximo 30 segundos.

A creatina que usamos pode ser fornecida diretamente pela alimentação ou ser produzida de forma endógena pelo fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina.

Atletas de atividades mais longas do que 5 minutos parecem não ter qualquer benefício com a creatina, podendo apresentar ligeiro ganho de peso, o que normalmente é indesejável em várias modalidades.


- O uso de suplementos tem que ser repensado. Sucessivamente tem acontecido casos de doping de jogadores e as substâncias acabam sendo as mesmas, provenientes de produtos manipulados. Sempre existe esse risco de contaminação acidental. Quem diz isso não sou eu. É a literatura médica e anos de estudo sobre o assunto. O médico Michael Simoni, diz sobre uso de suplementos: 'O risco não compensa!
Rachel Macena - 28

Um comentário:

  1. sao composto derivados de um hormonio,a testorona.
    no organismo estes composto entram em contato com as celulas do tecido
    muscular age aumentando o tamanho dos musculos

    quando tomados em doces altas os anabolizantes basal,o numero de hemaceas e a capacidades respiratorias provocando uma reduçao na
    taxa de gorduras corporal.
    as pessoas ganham força,potencia,e maior tolerancia ao exercicios fisicos,os anabolizantes destacam-se em atletas como
    halterofilistas,lutodores de artes marciais entre outras......

    o uso inadequado de anabolizantes pode causar serios prejuissos a saude tais como bo aumento da agrecividade comportamento anti-social
    alteraçoa permanentes das cordas vocais das mulheres

    ResponderExcluir